quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Priscilla Paes 8ºsérie


Linux

Linux é um sistema operacional tipo Unix que foi desenvolvido por Linus Torvalds a partir do código fonte do sistema Minix, que por sua vez é uma simplificação do Unix, e que por fim proveio do sistema Multics, isto é, o primeiro sistema operacional de tempo compartilhado (CTSS - Compatible Timesharing System). O Linux é um dos mais proeminentes exemplos de desenvolvimento com código aberto e de software livre. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente.
GNU/Linux refere-se ao sistema operacional Linux e ao conjunto de programas GNU desenvolvidos pela Free Software Foundation - FSF. Como os casos de sistemas de núcleo(kernel) Linux sem os programas do sistema GNU são raros, freqüentemente GNU/Linux e Linux são usados como sinônimos, embora Linux possa fazer referência apenas ao seu núcleo. Segundo o próprio Linus Torvalds no filme Revolution OS, "o sistema operacional Linux só poderia ser chamado GNU/Linux caso o projeto GNU (que mantém as ferramentas GNU) desenvolvesse sua própria distribuição Linux (como o Slackware Linux), mas associar Linux aos programas GNU, chamando-o de GNU/Linux é um absurdo".
Inicialmente desenvolvido e utilizado por nichos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard, e a Novell, ascendendo como principal sistema operacional para servidores -- oito dos dez serviços de hospedagem mais confiáveis da Internet utilizam o sistema Linux em seus servidores web.
Um sistema Linux é capaz de funcionar em um grande número de arquiteturas computacionais. É utilizado em supercomputadores, computadores pessoais e até em aparelhos celulares.










Priscilla paes 8ºsérie

Instalar programas no Linux é mais fácil que no windows....Concorda?não então leiaa

O Linux está avançando em direção aos computadores desktop.
Uma das coisas mencionadas brevemente por ele é : instalar programas no Linux é mais fácil que no windows, pelo menos se você usa o Debian ou alguma distribuição baseada nele.


Instalação de Programas: Ainda temos o problema de cada distribuição ter um sistema de pacotes diferente, além de muitos programas serem distribuídos na forma de código fonte. Apesar disso, usuários de distribuições como o Debian ou o Ubuntu dificilmente vão precisar de um programa que não esteja compilado para a sua distribuição. No caso destas distribuições, basta abrir um programinha chamado Synaptic, clicar em procurar e digitar o nome do programa.
Após ele ser encontrado, seleciona-se o programa e o Synpatic faz o download e a instalação automaticamente. Sinceramente? Muito mais fácil e rápido do que o esquema do Windows de download no Desktop, duplo clique, next, next, next, finish.


Instalar programas no Linux é mais fácil que no windows,Dizem que no windows é só executar, clicar next algumas vezes e pronto.
Quando dizem isso, estão omitindo uma parte importante do processo. Antes de executar o instalador, você precisa procurar o programa na web, baixar o arquivo, ir até a pasta onde o arquivo foi salvo e, aí sim, executar, clicar em next várias vezes, dependendo do programa reiniciar a máquina, pensar positivo e, se estiver com sorte, o programa estará lá, instalado e pronto pra usar.
E no Linux? Bom, no caso do Debian tem o Synaptic, que é um excelente programa de auxílio a instalação, atualização e desinstalação de programas.

E no Synaptic e vc cria um ícone pra ele com o nome “Instalar e desinstalar programas so abrir clicar no que quer e instalar.
Além disso tem o fato de que uma instalação básica de uma distribuição linux já vem com tudo que é necessário para um usuário comum realizar as tarefas cotidianas.



Priscilla paes 8°série